20 Anos de Harry Potter

a2

No dia 26 de junho de 1997 chegava às livrarias mais um livro de fantasia infantil. Um livro que não parecia ser mais do que comum, que foi recusado por várias outras editoras, até que uma delas resolveu publicá-lo. Um livro escrito por uma pessoa desconhecida, que assinava como J. K. Rowling.

Um livro que poderia ser só mais um livro, mas que na verdade era o início de uma das histórias mais fantásticas do mundo bruxo e trouxa.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal” está completando 20 anos hoje. Há 20 anos esse livro era publicado e acho que ninguém imaginava no que ele se transformaria nos anos seguintes. Se tornando uma das histórias mais conhecidas no meio literário, e transformando completamente a vida da autora, Joanne Rowling.

Harry Potter alcançou diversos leitores por todo o mundo, se tornando o ponto de partida para muitos leitores apaixonados por livros (eu entre eles) até hoje. J. K. foi capaz de criar um universo fantástico que faz o leitor viajar completamente em sua imaginação. Ela criou personagens tão verdadeiros e característicos que é impossível não se afeiçoar a eles. Até quem não gosta da saga (acredite, tem gente que não gosta) tem que admitir que essa mulher conseguiu ultrapassar qualquer barreira do impossível, e vem transformando pessoas comuns em leitores até hoje.

a3

J. K. passou por momentos verdadeiramente difíceis antes de Harry Potter chegar às prateleiras. Em 1990 ela havia tido seu primeiro vislumbre da história, durante uma viagem de trem, onde imaginou um garoto estudando em uma escola de magia; e logo ela começou a construir seu universo mágico. Um tempo depois, a mãe de Joanne faleceu em decorrência de uma esclerose múltipla. J. K. jamais havia contado sobre a história que estava escrevendo para a mãe, e tudo isso afetou diretamente seu trabalho. Fazendo a autora transportar todos os sentimentos de perda e tristeza para Harry, no primeiro livro, criando uma forte conexão entre autor e personagem.

“Meus livros lidam em grande parte sobre a morte. Começam com o assassinato dos pais de Harry e com a obsessão de Voldemort em vencer a morte, sua busca pela imortalidade a qualquer preço, a grande conquista de qualquer um que possui a magia. Eu entendo porque Voldemort quer conquistá-la: todos a tememos” (J. K. Rowling).

Após a morte da mãe, Joanne vivenciou o nascimento da sua primeira filha, Jessica. E não muito tempo depois, com a filha ainda bebê, Joanne e seu marido se separaram. Existem boatos de que ela sofreu violência doméstica, mas a autora nunca confirmou isso.

Anos após terminar a faculdade, Joanne se via como um fracasso. Mas ela usou seu período de “fracasso” para se concentrar totalmente em escrever. Em algum momento, enquanto escrevia o primeiro livro, Joanne foi diagnosticada com depressão. A autora então, se inspirou em sua doença para criar os Dementadores (personagens que sugam almas – introduzidas no terceiro livro – e que são combatidas pelo feitiço Expectro Patronum, que é criado a partir de uma lembrança feliz).

“É impossível viver sem fracassar em algo, a não ser que você viva tão cautelosamente que é como se você nem estivesse vivendo — o que também é um fracasso” (J. K. Rowling).

“O fundo do poço se tornou a base sólida na qual eu reconstruí a minha vida” (J. K. Rowling).

Joanne ainda enfrentou uma terrível crise financeira; com a filha pequena e sem nenhum dinheiro para contratar uma babá, Joanne começou a frequentar o café do seu cunhado, onde conseguia escrever calmamente enquanto Jessica adormecia quando não havia muito movimento. Lá, Joanne conseguiu concluir sua história.

Em 1996 Joanne estava com o original pronto e, com a ajuda de um agente literário, (e após várias recusas), conseguiu que uma pequena editora chamada Bloomsbury Publishing publicasse seu livro. E isso aconteceu porque a filha do diretor leu os primeiros capítulos e simplesmente ficou louca para saber como a história continuava, fazendo-o decidir publicar o livro.

“Eu o chamei de conto de fadas porque o personagem principal era uma criança. Mas sempre foi uma criança que queria fazer mais. E no final é um homem, um jovem, mas um homem. Isto é incomum nos livros infantis: o protagonista cresce” (J. K. Rowling).

Após a publicação em 1997, e aos poucos, a escrita de J. K. foi sendo cada vez mais comentada e sua história notada. Ano após ano Harry Potter ficava cada vez mais conhecido, e o mundo fantástico de Joanne chegava a todos os cantos do mundo.

20 anos depois, J. K. Rowling é uma das maiores escritoras do mundo; seus livros alcançaram um sucesso descomunal, receberam inúmeros prêmios e venderam mais de 400 milhões de cópias. A saga de Harry Potter se tornou a série literária mais vendida na história, e hoje é uma das maiores fontes de imaginação e criação entre seus leitores. Os livros foram adaptados para o cinema pela Warner Bros, e os filmes entraram para a lista de maiores bilheterias.

Harry Potter chegava às livrarias há 20 anos, e por 20 anos vem conquistando todos os tipos de leitores. Joanne enfrentou cada dificuldade que teve pelo caminho, transformou seus problemas e dificuldades em inspiração para o seu trabalho, continuou tentando mesmo quando tudo indicava que não conseguiria e nunca desistiu. Harry Potter não é só uma história, é o resultado do esforço de uma das mulheres mais inspiradoras que já existiu.

“O maior erro de noventa e nove por cento das pessoas é ter vergonha de serem quem são, é mentir a esse respeito, fingindo ser alguém diferente” (J. K. Rowling).

[Obrigada por ter lido até aqui, e até o próximo post]

Anúncios

9 comentários sobre “20 Anos de Harry Potter

  1. letrasecosturas junho 27, 2017 / 11:27

    o que dizer de harry potter? ❤ comecei a ler quando tinha 9 anos, cresci com os livros e os filmes. amém, j.k.! hahaha =***

    Curtido por 1 pessoa

  2. carmenguaresemin junho 27, 2017 / 13:25

    O que é a sincronicidade, não? Acabo de compartilhar no Facebook um vídeo dela falando exatamente sobre fracassos. E como eles são necessários para a gente dar valor ao que é essencial na vida. Fiquei emocionada. Agora, vejo seu texto. Ela é uma inspiração para todas as mulheres.

    Curtido por 1 pessoa

    • ouniversoinfinito junho 29, 2017 / 13:52

      Que comentário lindo! A vida dessa escritora é emocionante demais, uma verdadeira inspiração mesmo ❤ Obrigada por sua visita Carmen! Beijo!

      Curtir

  3. K wade junho 29, 2017 / 23:06

    Amei, Harry Potter marcou minha vida, também fiz um post comemorativo ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. Kassia Rodrigues novembro 11, 2017 / 20:27

    Como eu gostava de Harry Potter! Perdi um pouco o gosto depois de ler os livros e comparar com os filmes (eu sei que eu não deveria fazer isso, mas é inevitável para mim…), mas os livros ainda estão no meu coração! haha ❤

    https://kassiawebdesign.com/blog/

    Curtir

  5. Thais Felicia novembro 29, 2017 / 13:37

    Belíssimo post!
    Realmente a J.K. Rowling conseguiu feitos extraordinários através da saga Harry Potter. E nós somos gratos por isso haha 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s